quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de Maio - Dia da Abolição da Escravatura . . .

A 121 Anos, em 1888, era assinado o decreto que declarava extinta a Escravidão no Brasil. Sabemos que há um longo caminho a ser percorrido na luta pela igualdade racial. Essa frase sintetiza bem esse processo dentro da nossa história: “ A Abolição não pode ser vista como um fato final. Preferimos toma-la como uma passagem ainda não terminada, cujos reflexos são sentidos na sociedade atual.” Do livro: Insurreição Negra e Justica - OAB – Rio de Janeiro – RJ – 1987. Muitos deixaram suas marcas na história e na construção do nosso país, alguns são lembrados até demais, outros nem tanto, e outros tantos jamais. Um dos papéis do nosso blog é resgatar a memória da nossa gente, aproveitando a data hoje vou apresentar uma figura ímpar na história do nosso município de Resende: PADRE MANOEL SERAFIM DOS ANJOS "O ANJO NEGRO" Para administrar as obras da construção da Santa Casa de Misericórdia de Resende (início do século XIX). A Câmara Municipal convidou o Padre Manoel dos Anjos, residente no município paulista de Areias. Filho do casal Inácio Ferreira Coutinho e Maria Madalena de Jesus, nascido no ano de 1765, na cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo. Humilde e convincente pregador religioso: em Resende, o padre em pouco tempo conquistou a admiração e o carinho dos moradores pobres e ricos. Negro, a população passou a chamá-lo de “Anjo Negro”, competente administrador conduziu com firmeza as obras da Santa Casa, até a sua inauguração em 1835. A partir daquele ano os registros apontam que o padre foi para a igreja de Santo Antônio da Vargem Grande, onde faleceu aos 70 anos, não há registros de onde ele foi sepultado. Curiosamente, numa pesquisa da professora Dilma Ferreira Miranda, não foram encontradas referências do padre em Vargem Grande. Os anjos certamente tem trajetória terrena diferente dos seres humanos comuns. Quem sabe o “Anjo Negro” não bateu asas e partiu para outras paragens sem deixar os rastros costumeiros. Do Padre Manoel dos Anjos, ficou o exemplo de trabalho e sobretudo de fé na trajetória histórica deste município.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Efemérides de Maio - Parte II

Clodomiro Guerreiro Maia Natural de Resende, nascido em 8 de junho de 1863. Filho de Joaquim de Azevedo Carneiro Maia e Ana Rita Guerreiro Maia. Escrivão do Registro Civil da Polícia, secretario da Prefeitura. Escrivão da Coletoria Estadual, poeta. Casado com Janina Maia, foi prefeito municipal. Faleceu em 6 de Maio de 1949.É nome de Rua (Clodomiro Maia). No Baile Quando danço contigo a um mundo alado Que rima do meu verso não descreve, Meu pensamento voa, arrebatado No doce enlevo do teu corpo leve. Giramos e no giro tresloucado Tento baixinho segredar-te em breve Mil cousas que este amor há inspirado Mas meu lábio dize-lo não se atreve. E voa o tempo, e eu nem sequer profiro Uma palavra só, que soluçando Vá contar-te nos ecos d’um suspiro... Álvaro Silva Natural de Resende, nasceu em 18 de maio de 1883. filho de Miguel Gregório de Oliveira e Silva e Maria Leopoldina da Conceição e Silva, Jornalista, fundador do jornal A Lira. Representante da Cervejaria Brahma, e Empresa de Água Mineral Caxambu. Casado com Maria da Gloria Pontes e Silva. Faleceu em 23 de dezembro de 1950. Custódio Ferreira Leite Natural de São João Del Rei – MG, nascido em 12 de maio de 1829. filho de José Leite Ribeiro e Escolástica Maria de Jesus. Barão de Ayuruoca, (decreto de 14 de Março de 1855. Fazendeiro. Doou o terreno para a construção da Santa Casa de Resende. Construiu um pavilhão no mesmo hospital. Casado com Teresa Maria Rosa de Magalhães Veloso. Faleceu em 17 de Novembro de 1859. Humberto Marassi Natural de Resende, nascido em 16 de maio de 1937. filho de Paschoino Marassi e Julia Graciano Marassi. Advogado, formado pela Faculdade de Direito Sul de Minas – Pouso Alegre. Capitão do Exército Brasileiro. Recebeu medalha militar, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Resende, casou-se com Elyana Paz Girard Marassi. Joaquim de Azevedo Carneiro Maia Natural de Resende, nascido em 20 de maio de 1829. filho de Bento de Azevedo Maia e Dona Antonia soares Carneiro Maia. Advogado, formado pela Academia de Direito de São Paulo. Promotor Público. Juiz de Órfãos. Coletor de Rendas. Inspetor de Instrução Pública. Delegado de Polícia, Juiz Municipal, Juiz de Paz, membro da Constituinte de 1892, Deputado Estadual. Presidente da Assembléia Fluminense. Casado em primeira núpcias com Teresa Guerreiro Maia e em segunda núpcias com Ana Rita Guerreiro Maia. Faleceu em 27 de setembro de 1892.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Efemérides de Maio

Muitos são nomes de ruas, outros tem histórias notáveis, outros nem são lembrados. Um dos objetivos desse blog é resgatar a história de pessoas que contribuíram para o progresso de Resende: Vale a pena conhecer essas personalidades. Padre José Marques da Mota Natural de Minas Gerais, nascido em 27 de março de 1795. filho de Antonio Marques Pinto e D. Ana Tomas da Mota. Jornalista, fundador do Jornal O Gênio Brasileiro, nono do Brasil e primeiro de Resende, cujo maquinário foi trazido para Resende em lombo de burro. Tomou parte em todas as comissões de construções: Igreja dos Passos – Santa Casa – Cadeia – etc. Vereador. Grande vulto no desenvolvimento de nossa terra. Faleceu em 4 de maio de 1846. É Nome de Rua (Padre Marques) no Centro de Resende. João de Azevedo Carneiro Maia Natural de Resende, nascido em 21 de maio de 1820. filho de Bento de Azevedo Carneiro Maia e D. Antonia Soares Carneiro Maia. Advogado, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo. Vereador da Câmara Municipal de Resende, deputado por São Paulo, vice presidente da Província do Rio de Janeiro, poeta, municipalista, autor dos livros O Município – Notícias Históricas e Estatísticas do Município de Resende, Lenda do Timburibá. Foi agraciado com a Ordem da Rosa. Casado em primeira núpcias com D. Antonia de Almeida Maia e em segunda núpcias com D. Luisa de Almeida Maia. Faleceu em 22 de dezembro de 1902. João Maia é nome de Rua (Dr. João Maia) e da Escola Estadual que está localizada na Praça Oliveira Botelho no Centro. Luis Murat Natural de Itaguaí, nascido em 4 de maio de 1861. filho de Tomaz Norton Murat e Antonia Pereira Barreto Murat. Advogado, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo. Membro da Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, poeta, autor dos livros: Quatro Poemas, Última Noite de Tiradentes e outros tantos. Foi deputado por São Paulo. Tomou parte na revolução chefiada por Custódio José de Melo no ano de 1893; promotor público de Resende. Resendense por adoção. Faleceu em 3 de julho de 1929.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Para começar o mês de Maio ... Poesia

Rosa De Maio
Composição: Custódio Mesquita e Ewaldo Ruy
Rosa de Maio
É meu desejo
Mandar-te um beijo
Nesta canção...
Rosa de Maio...
Deste poema
Tu és o tema
E a inspiração
Rosa de Maio...
Já não consigo
Guardar comigo
Tanta paixão!
Rosa de Maio
Por qualquer preço
Eu te ofereço
Meu coração!
Sucesso cantado por Orlando Silva e Carlos Galhardo.