segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Memórias do Carnaval Resendense

Terezinha Chopotó - momentos antes de seu falecimento
em pleno desfile da Escola de Samba Campos Elíseos. Carnaval de 1982.
O desfile de 1982, a exemplo de anos anteriores, superlotou a Avenida Rita Ferreira da Rocha - "Beira-Rio", foi muito concorrido e apresentou o seguinte resultado:
Escolas de Samba
1º Lugar: Unidos do Manejo - 131 pontos Enredo - Se a sorte ajudar, o que vier será 2º Lugar: Unidos de Campos Elíseos - 117 pontos Enredo - Alô Alô Carmen Miranda 3º Lugar: Alto dos Passos - 113 pontos Enredo - As quatro estações na viagem da terra 4º Lugar: Império do Cisne Azul - 110 pontos Enredo - Esplendor da Natureza 5º Lugar: Unidos da Nova Liberdade - 100 pontos Enredo - Pintando o sete
Blocos
1º Lugar: Unidos do Lavapés - 53 pontos Tema: A Praça num domingo de Carnaval 2º Lugar: Mocidade Alegre da Vila Vicentina - 41 pontos Tema: A Gruta dos Amores 3º Lugar: Unidos da Beira-Rio - 34 pontos Tema: Os Heróis do Mar
Terezinha Chopotó e outras pessoas de sua família, além de componente colaborava com a organização de sua escola.
Neste ano, ela veio de destaque "Carmen Miranda", no alto de um carro alegórico.
Quando a sua alegoria passava sob a fiação elétrica, ela se abaixava para evitar que as plumas trazidas na cabeça tocasse nos fios. Bem no meio do desfile e já próximo da esquina da rua Augusto Xavier de Lima (Centro Administrativo da Prefeitura) ela se reclinou, só que desta vez 'arriou' por completo e não mais se levantou. Prontamente atendida, por outra componente daquela escola, a professora Sônia Nogueira, pelo Claudionor Rosa e outras pessoas. Terezinha ainda com vida foi levada para a Santa Casa, mas já chegou morta. Grande parte da Escola, nem ficou sabendo do caso, Sônia Nogueira, ocupou o lugar deixado vago no carro alegórico e a E. S. Campos Elíseos seguiu em frente até completar a sua nobre missão de cantar e dançar, junto com a grande plateia, homenageando a saudosa 'pequena notável'.
Texto de Claudionor Rosa.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mano Elói - O resendense baluarte do Samba Carioca

ELÓI ANTENOR DIAS

Mano Elói”

(1889 - 1970)

Mano Elói, nasceu em 1889, na antiga Vila “Boa Vista”, depois distrito de Engenheiro Passos - Resende, onde morava com a sua família nas proximidades da Estação Ferroviária.

Com quinze anos, foi viver no Rio de Janeiro, antiga capital da República, trabalhou como vendedor de balas no Campo de Santana.

Trabalhou na Resistência do Cais do Porto, onde chegou a ser líder sindical, pertencente à Companhia dos Homens Pretos. Junto com Sebastião Molequinho Oliveira, Mano Elói ajudou a levar adiante a tradição de resistência e luta dos negros portuários.

Numa época em que sambistas eram confundidos com marginais, passou a sua juventude percorrendo os redutos de samba da cidade, entre eles o “Buraco Quente” da Mangueira, no Morro da Favela ou no Morro de Santo Antônio. Por diversas vezes teve que escapar de perseguições policiais.

Era sambista partideiro, compositor, incentivador de gafieiras e batucadas. Bamba nas "rodas de pernada", era capaz de derrubar com facilidade o opositor dando uma "banda" ou "rabo-de-arraia". Foi um dos maiores agitadores do meio cultural de negros e mestiços no Rio de Janeiro, exímio passista, instrumentista. Participou da criação das Escolas de Samba da Mangueira e fundou a Escola de Samba Império Serrano.

É nome da Quadra Social do tradicional Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano, Madureira, no Rio de Janeiro, numa justíssima homenagem àquele que foi um verdadeiro baluarte do Samba Carioca.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A história em todos os lugares!

Rua Albino de Almeida - Década de 1930
perspectiva atual da Albino de Almeida - Calçadão
Albino de Almeida – Calçadão de Campos Elíseos

Albino Antônio de Almeida

Nascido em Resende em 1824, filho de Pedro Antônio de Almeida e Antônia Maria do Espírito Santo.

Casou-se com Francisca de Paula Coutinho, na igreja Matriz de Resende.

O Coronel Albino de Almeida foi uma das figuras mais austeras da época. De instrução elementar, ascendeu a postos representativos da administração resendense: Líder do Partido Conservador foi vereador no quadriênio 1857/1860, deputado provincial em três legislaturas. 2º Juiz Comercial em Resende, em 1871. Grande fazendeiro de café e cana, era proprietário das fazendas denominadas “Retiro”, “Córrego Fundo” e “Pitangueiras”.

Foi nomeado tenente coronel da Guarda Nacional e comandante do 11º Corpo de Cavalaria de Resende em 1872. Foi de sua autoria o projeto de construir a torre da Igreja Matriz, utilizando-se das “Pedreiras da Municipalidade”.

Faleceu em Resende, aos 60 anos, em 1884. Em 1885, foi homenageado em movimento popular, inaugurando o seu retrato, como o primeiro a figurar na Galeria de Honra da Câmara Municipal de Resende e colocado seu nome na principal via pública de Campos Elíseos.

A Avenida Albino de Almeida, localizada no bairro de Campos Elíseos, abriga o "Calçadão", construído na década de 1990. é o centro comercial do município, com bancos, lojas e escritórios.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A história em todos os lugares!

Foto de Flávio Maia retratando a Rua XV de Novembro
Foto atual da Rua XV de Novembro - vista do bairro Alto dos Passos

Rua XV de Novembro

Antiga Rua Direita”

Quando era chamada Rua Direita funcionou nesta rua a primeira Câmara Municipal de Resende, na casa que pertencia a Manoel Gonçalves, o “Carimbo”, assim apelidado porque sendo analfabeto assinava com um carimbo. Nesta casa (onde hoje existe um supermercado), foi feita a aclamação de D. Pedro I como Imperador. Já no Segundo Império aí se realizaram grandes bailes, nos quais “as damas trajavam opulentas toilettes de gorgorão, levando às mãos e nos cabelos jóias preciosas; e os cavaleiros envergavam os vistosos uniformes da Guarda Nacional ou casacas”, conforme descreve Sodré. Num desses bailes foi servido, pela primeira vez, sorvete.

A histórica rua que dá acesso ao bairro do Alto dos Passos, dá visão panorâmica da cidade de Resende.

Bibliografia: Crônica dos Duzentos Anos - RESENDE 1801 - 2001 ARDHIS - Academia Resendense de História.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A história em todos os lugares!

Tácito Viana Rodrigues

    *1901 - + 1994

Nasceu em Resende, filho de Sebastião José Rodrigues e Adelaíde Pereira Vianna.

Engenheiro Civil, formado pela Escola Nacional de Engenharia, estudioso apaixonado, mas extremamente lúcido e analítico, do desenvolvimento de Resende, foi a verdadeira bússola na definição da verdadeira vocação urbana da cidade de Resende.

Os grandes e principais bairros e loteamentos que marcaram decisivamente a ampliação da cidade (Liberdade, Vila Julieta, Bairro Comercial, Vila Adelaide, Vila Moderna, Jardim Brasília), foram de concepção e execução sua. A construção da Estrada Resende-Riachuelo, ligando Resende à antiga estrada Rio-São Paulo também foi obra sua.

Foi com amplo reconhecimento, o maior construtor de pontes neste imenso Brasil, por quase todos os estados.

Foi casado com Brasília de Oliveira Botelho, do casamento nasceram: Antônio Henrique, Vera Lúcia, engenheira, Luiz Henrique e Alfredo Henrique.

Foto da Ponte Tácito Vianna Rodrigues - Lúcia Pires

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A história em todos os lugares!

Quem foi a personalidade que deu nome a rua ou ao bairro que você reside? a escola que você estuda? o local onde você trabalha? A ponte que você atravessa?

O Arquivo busca alguns dados, você também pode ajudar com fotos e informações.

São nomes de praças, escolas, salas, travessas, avenidas, pontes, vilas e até bairros, mas poucos sabem quem foram esses notáveis vultos da nossa história.

A história em todos os lugares!

Visão noturna da Praça e da Igreja Matriz
Praça Dr. Oliveira Botelho - antigo Largo da Matriz - década de 1930

Francisco Chaves de Oliveira Botelho

*19 de Fev. 1868 - + 1 de Jun. 1943

Resendense (por adoção), Filho do casal Joaquim Antônio de Oliveira Botelho e Brasília Augusta Chaves de Oliveira Botelho. Médico, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia. Vereador. Presidente da Câmara Municipal de Resende. Deputado. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio. Deputado Federal. Ministro da Fazenda. Governador do Estado do Rio. Casado em primeira nupcias com Julieta Ferreira de Oliveira Botelho e em segunda núpcias com Djanira Marques de Souza de Oliveira Botelho. (Praça Oliveira Botelho – Centro) a praça principal de Resende, abriga a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Cine Teatro Vitória, o centenário colégio Dr. João Maia e a Escola Santa Ângela. Passou recentemente por uma revitalização. Cenário de manifestações culturais, religiosas, carnavalescas. Foi o primitivo cemitério da cidade, até a instalação, em 27 de dezembro de 1832, do Cemitério Senhor dos Passos, no bairro Alto dos Passos.