Os primeiros habitantes das proximidades de Resende, antes da chegada do homem branco, eram de baixa estatura, mas fortes e troncudos. Segundo Taunay Puri significava, em português, gente tímida e mansa. Seus cabelos eram lisos, as orelhas pequenas, o nariz largo, os olhos puxados. Eram nômades, vivendo da caça, pesca e uma agricultura primária. Tinham como costume limpar o terreno para o plantio através de queimadas, o que prejudicava a fertilidade do solo e os obrigavam a migrar de tempos em tempos, em busca de áreas virgens. A mandioca era muito utilizada pelos índios que descascavam e ralavam sua raiz com instrumentos feitos de espinhos e dentes de animais.
De acordo co o folclore nacional, a lenda da mandioca era comum a várias tribos. Segundo a lenda, Mani tinha sido a índia mais bonita que já existiu, branca como o lírio. Os índios a respeitavam como um ser sobrenatural, acreditando ser um presente de Tupã. Um dia Mani ficou doente e morreu, sendo enterrada no jardim. De seu túmulo nasceu um arbusto e, a seguir, apareceu a raiz da mandioca que, segundo os índios, parecia o corpo de Mani. passaram a comer a raiz acreditando que isto lhes daria mais força para a luta, e passaram a chamar este alimento de manioca, que significa pão da terra ou carne de Mani.
Os Puris viviam em constantes guerras com os Botocudos, que os expulsaram da Serra da Mantiqueira para o Vale do Paraíba, tendo se estabelecido num lugar denominado Minhocal, cerca de 30 Km de Campo Alegre. Como começassem a incomodar os primeiros moradores chegados com a bandeira de Simão da Cunha Gago, foi enviado o Sargento-Mor Joaquim Xavier Curado para resolver o problema. Houve cruentas lutas em que foram dizimados vários índios. Só um grupo, chefiado pelo cacique Mariquita, decidiu ficar no Minhocal, onde o Sargento-Mor ordenou que lhe fossem doadas terras.
Criada a aldeia dos Puris em São Luiz Beltrão, depois São Vicente Férrer (atual Fumaça), esta prosperou entre 1778 e 1820, enquanto o padre Francisco Xavier de Toledo, grande protetor dos índios, dedicou-se à sua catequese. Com a sua morte os Puris ficaram desprotegidos e foram sendo aprisionados para trabalharem como escravos nas fazendas. As crianças eram batizadas com a observação: apanhadas no mato. Os Puris foram alvo de impiedoso e intencional extermínio, com o propósito de sua redução. Para tanto os conquistadores chegaram a disseminar entre eles, a varíola, co efeitos terríveis.
Existiam aldeados em 1857, 133 índios entre mestiços e puros. O último descendente dos Puris, Victorino Santará faleceu em 1864.
Referência Bibliográfica: Livro: Crônica dos Duzentos Anos – RESENDE 1801 –2001. ARDHIS Academia Resendense de História.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lindo demais esse blog!! Muito útil, muito admirável sua atitude!!
ResponderExcluirMuito bom, e grata por esse blog, faz muito pouco tempo que descobri que sou de origem Puri, e gostaria de saber se existe um ritual de iniciação? Gratidão.
ResponderExcluirnão meu parente não existe um ritual de iniciação o que tem e um ritual da menina moça quando ela menstrua a primeira vez
Excluirmeu marido é de origem Puri e seus tataravós viviam em Angra dos Reis
ExcluirOlá minha vó era puri gostaria de saber se ainda tem alguma aldeia algum lugar que eu possa visitar pra saber mais sobre a minhas origens.
ExcluirPARABÉNS . MEMÓRIA DA CULTURA , DE UM POVO , É HISTÓRIA DA VIDA .
ResponderExcluirE muito importante preservarmos nossa historia. Devemos lembrar e honrar nossos antepassados eles foram os responsáveis por nos construir. E em meio a essa mistura generalizada nos sabemos muito pouco e isso é o que engrandece o trabalho feito por vocês. Meus parabéns.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirMoro em Mato grosso, mas sou de Fervedouro-MG, Gostaria de saber um pouco sobre os Puris. Trabalho com povo indigena.
Boa tarde!
ResponderExcluirMoro em Mato grosso, mas sou de Fervedouro-MG, Gostaria de saber um pouco sobre os Puris. Trabalho com povo indigena.
bom dia cpt
ExcluirBom dia, minha bisavó, batizada com o nome de Maria era da tribo dos Puris, na região de Resende, ela se casou com meu bisavô Sebastião Rodrigues de Lima, sendo catequizada e trazida para a sociedade. Segundo contava minha tia avó, ela deu muito trabalho devido aos seus costumes ser diferente dos homens brancos!
ResponderExcluirBom dia, minha bisavó, batizada com o nome de Maria era da tribo dos Puris, na região de Resende, ela se casou com meu bisavô Sebastião Rodrigues de Lima, sendo catequizada e trazida para a sociedade. Segundo contava minha tia avó, ela deu muito trabalho devido aos seus costumes ser diferente dos homens brancos!
ResponderExcluirtudo bem joão motta
ExcluirBom dia tenho sobre nome puri a família da minha vó minhas tias primos etc todos tem puri minha vó falava muito pra minha mãe sobre meus bisavô bisavó fiquei curioso e vim fazer uma pesquisa
ResponderExcluirMeu nome é Antônio Carlos Puri de Oliveira
Eu tambem irmão,seus parentes são de que Estado da região sudeste?
ExcluirBoa noite João Motta. O seu sobrenome Motta veio da parte de algum avô o pai ou mãe?
ResponderExcluirxuté opeh bom dia
ResponderExcluirQuando eles chegaram aqui?
ResponderExcluirMeus Bisavós paternos são descendentes de índios purís da região de divisa de MG com ES,eles contavam muitas histórias.
ResponderExcluir