segunda-feira, 9 de março de 2009

José Carlos de Macedo Miranda ou simplesmente Zuza - O menino do Lavapés...

O Blog do Arquivo não poderia deixar de homenagear o patrono da Fundação Casa de Cultura, que ontem, se vivo fosse estaria completanto 89 anos de vida, não poderia também de esquecer das mulheres, principalmente das mulheres resendenses, ou aquelas que vivem ou viveram aqui que construiram e continuam construindo a história do nosso município.

José Carlos de Macedo Miranda: Natural de Resende, nascido em 8 de março de 1920, filho de Carlos Gastão Miranda e Georgina de Macedo Miranda. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Niterói, Poeta, Escritor, Jornalista. Autor de vários livros: Hora Amarga – Lady Godiva e tantos outros. Substituiu por várias vezes o Promotor Público. Consultor Jurídico da Prefeitura Municipal de Resende. Foi casado com Enir Macedo Miranda. Faleceu em 5 de Março de 1974.
A Luz Interior (Macedo Miranda) Paraíba Velho Paraíba Velho Estou aqui, Paraíba Velho Eu vim receber de novo do teu seio Todos os segredos que te contei na minha infância Daí-me os teus tesouros de meiguices Paraíba velho Paraíba velho Eu quero o meu primeiro murmúrio de amor Paraíba velho Paraíba velho Devolva-me a folha do meu 1o verso, Que fostes rolando pela tua água espumosa Paraíba velho Paraíba velho Quero tempo em que fui general, Com minha espada de bambu e meu chapéu de jornal. Paraíba Velho Paraíba Velho Ai, Paraíba Velho. Eu quero tanta coisa ... Mas tomo o Itatiaia como testemunha, E a igreja antiga, tão bonita, E o Cruzeiro do alto dos Passos, tão solitário De que mais que a minha infância, De que mais que a minha saudade, De que mais que o pó da minha terra ... pó que hoje sou eu ... eu quero brilho da luz interior. Paraíba Velho Paraíba Velho É pela alma dos meus sonhos que tu rezas ? Paraíba Velho Paraíba Velho ... Tu choras porque viste aqueles olhos que eu vi? Paraíba Velho ... Meu amigo Paraíba Velho ... Meu irmão ...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muuuito bom mesmo esse comentario...
    Aprensentando:
    Eu sou Mateus Maceda Mirando, neto de José Carlos de Macedo Miranda...

    ResponderExcluir