sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O dia em que Resende foi capital da República Federativa do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro

As festividades do aniversário de Resende, em 29 de setembro de 1928, foi revestida de grande pompa cívica e festiva. Vieram participar das festividades o Sr. Dr. Whasington Luis Pereira de Souza, então presidente da República Federativa do Brasil e o governador deste Estado, Dr. Manoel Duarte, especialmente convidados para a inauguração da Estrada Resende-Riachuelo, ligando Resende à Rodovia Rio-São Paulo.
O cel. Abílio Marcondes de Godoy era o prefeito municipal e o capitão José Gulhot presidente da Câmara de Vereadores.
A obra foi construída com grande empenho do Dr. Oliveira Botelho – Ministro da Fazenda e líder político em Resende e região. A estrada tem 28 quilômetros de extensão, por 6 metros de largura e foi executada pelo engenheiro Tácito Vianna Rodrigues.
“Ao povo – Rezende receberá no dia 29, dentro das suas fronteiras, a Pátria Brasileira concretizada na pessoa do Presidente da República: Resende acolherá no dia 29 o Estado do Rio de Janeiro, representado no seu presidente, (governador).
Resende será nesse dia glorioso a Capital do Brasil e a capital do Estado Fluminense”.
Fonte de consultas: Jornais O Resendense e A Lyra.
Nota: foi observada a grafia da época, a capital da República era a cidade do Rio de Janeiro e Niterói, capital deste Estado.
A recepção pública aos ilustres visitantes e outras autoridades foi realizada na Praça do Centenário, proferida pelo jornalista Alfredo Sodré: brilhante orador, proprietário do Jornal Tymburibá. Venerável da Loja Maçônica Lealdade e Brio, por 14 vezes vereador no cargo de presidente da Câmara Municipal de Resende, foi prefeito (interino) – 1921/22.
Elegeu-se prefeito para administrar a cidade por três anos de 1922 a 1926, mas por divergências políticas com o Governo do Estado, num ato arbitrário teve o seu mandato cassado.
Sodré entrou para a história como o primeiro prefeito eleito pelo voto e o primeiro e único a ser cassado, até os dias atuais. nascido em Niterói/RJ no dia 13 de setembro de 1865, faleceu e foi sepultado em Resende/RJ em 22 de julho de 1955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário