segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma vida dedicada a Educação do resendense

Centenário da Educadora Wanda Brasil Sampaio
Dona Wanda, (primeira a esquerda de quem vê) e grupo de alunos
Casamento de Wanda Brasil em 8 de dezembro de 1932 com Lauro Sampaio.
Igreja Matriz de Resende
A educadora Wanda Brasil com alunos numa celebração de Primeira Comunhão
na Igreja Matriz de Resende
Carteira de Salvo Conduto da AMAN -
Academia Militar das Agulhas Negras

Dona Wanda Brasil Sampaio começou sua vida de educadora em uma Escola Municipal localizada no Alto dos Passos, quando muito jovem e ainda solteira. O Sr. Alfredo Sodré, rábula que ocupa lugar de destaque na história de Resende criou o cargo de Inspetora Municipal de Ensino, no início da década de 30, e nomeou Dona Wanda Brasil, que ocupou este cargo até a sua aposentadoria, já no fim da década de 50.

O exercício deste cargo sempre envolveu absolutamente a professora, que achava ser obrigação do mestre não apenas ensinar, mas , também, educar no seu sentido mais amplo, procurando sempre a formação do intelecto e do caráter dos seus alunos e apoiando o professorado de então.

Visitando as escolas da cidade e as rurais, localizadas nos então 8 distritos de Resende, algumas vezes tendo que fazer parte do trajeto em lombo de animais, recebendo e orientando professoras, preparando e comparando estatísticas para melhor avaliar e aprimorar o serviço (todas elas feitas em uma caligrafia impecável, diga-se de passagem) , organizando a primeira comunhão anual dos alunos das Escolas Municipais, preparando as exposições dos trabalhos manuais dos alunos em cada fim de ano letivo , “correndo atrás” de prefeitos e vereadores que pudessem melhorar as condições, nem sempre ideais, de escolas, professores e alunos, assim era a Inspetora de Ensino Dona Wanda.

Numa época em que pouco havia a oferecer em termos de ensino, nada escapava de sua mente arguta, que pudesse ser feito para melhorar as condições de ensino, organizando campanhas, promovendo o aprimoramento cultural do quadro docente, atenta aos problemas sociais de todos, professores, funcionários e alunos.

Pianista exímia, chegou a lecionar piano, depois de aposentada.

A sua preocupação em se doar sempre levou-a a ser, durante muitos anos, tesoureira do Asilo Nicolino Gulhot, função que ocupou até a sua morte.

Extremamente religiosa, católica de comunhão diária, foi , desde que eu me entendo por gente, tesoureira do Apostolado da Oração.

Mulher forte e doce ao mesmo tempo, desempenhou suas funções de educadora, mãe, filha, esposa e pessoa humana de tal forma que marcou a todos que conviveram com ela pela sua firmeza de caráter, doçura no trato, compreensão sem limites das falhas humanas e competência e denodo em todas as atividades que empreendeu.

Nascida em Resende RJ em 24 de julho de 1911.

Filha de José Alves Brasil e Emília da Cruz Brasil.

Casada em 8 de dezembro de 1932 com Lauro Sampaio.

Gerou um filho José Lourenço Brasil Sampaio, médico, vivendo em Brasília, DF, casado com a Prof. Helena Chaves da Graça Brasil Sampaio.

foi avó de: Glauber Brasil Sampaio, dentista, casado com a Dra. Paula Diegues Brasil

André Gustavo Brasil Sampaio, Veber Brasil Sampaio, Maria Isabel Brasil Sampaio.

bisnetos: Yuri e Luan, Vinícius e Vitória, e Maria Eduarda e Guilherme.

Faleceu em 3 de novembro de 1986 (falência miocárdio) em Resende, onde foi enterrada no cemitério Senhor dos Passos.

Fotos do acervo de José Lourenço Brasil Sampaio, filho de Wanda, trechos do texto enviado por ele para o nosso Arquivo em homenagem ao centenário desta educadora, que tanto contribuiu para a educação resendense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário