quinta-feira, 11 de julho de 2013

Editar HTML

1913 - PREFEITOS DE RESENDE - 2013
 Centenário da posse do primeiro prefeito do município de Resende
     O cargo público de Prefeito Municipal foi criado em 1835, pela Assembléia Provincial Paulista. Cabe lembra que o primeiro Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Antônio Pessoa de Barros, foi empossado em 1889.
     Há cem anos (1913-2013) foi nomeado e tomou posse o primeiro Prefeito Municipal de Resende o Sr. Antônio Pereira de Souza Botafogo. Hoje (2013) este importante cargo é ocupado pelo José Rechuan Junior.
     Esta pesquisa é mais um fruto elaborado a partir de dados do projeto “Memória Política de Resende desde o século XIX”, desenvolvido pelo Arquivo Municipal sob nossa supervisão.
            Algumas considerações iniciais são importantes para situar o leitor sobre os limites e dificuldades enfrentadas neste trajeto, muito comum àqueles que se submete a pesquisa de tão grande envergadura. Uma delas é que, por se tratar de um período longo, não há registros orais ou documentos comprobatórios que possam dirimir as eventuais incongruências existentes entre os fatos históricos. Há também as situações comuns de mudanças políticas e administrativas que nem sempre valorizavam o arquivamento de documentos. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário