terça-feira, 14 de abril de 2009

Ponte Dr. Nilo Peçanha - 104 Anos . . .

A Primeira Ponte Em 1821, a Câmara deliberou a construção de uma ponte de madeira, por meio de uma subscrição, encarregando o Tenente Domingos Gomes Jardim de recolher a importância estimada em 4:800$000. A obra foi confiada ao empreiteiro Alferes José Cordeiro Guerra, foi erguida nas imediações da atual ponte.
Toda a madeira utilizada na construção (principalmente a braúna) foi doada pelo padre Mariano José da Rocha, importante fazendeiro da margem esquerda do rio, que ainda doou cerca de 150$000. Outros cem doadores participaram com quantias diferentes, totalizando os 4:800$000 necessários. A obra foi concluída em 1824 e entregue à população sem a cobrança de pedágio. Media 3 metros de largura, o piso em pranchões de madeira, coberto de terra. Abalada pelo trânsito dos carros de bois, abarrotados de cargas e de grandes toras de madeira, puxadas de arrasto, esta ponte foi destruída em 1833 por forte enchente do rio Paraíba do Sul. Outros subscritores: Capitão Francisco Correia da Costa Francisco José Rodrigues Joaquim José Gomes Sargento-Mor João José CarneiroPadre Joaquim Pereira Ramos.
Fonte: ROSA, Claudionor, Folhetim Travessia - 100 Anos - Ponte Velha, Resende 2005. Foto: Ponte de madeira, final do séc. XIX.

Um comentário:

  1. Muito boa síntese histórica, como faz bem visitar a história a nossa alma engrandece e a emoção nos toca no fundo ao tempo que a lembrança oxigena nossa existência e toca a alma.

    ResponderExcluir