terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Trajetória do nosso carnaval . . .

1915 Sociedades Carnavalescas - Sociedade Democrática Triumpho do Lavapés - Internacional de Campos Elíseos Cordões - Flor do Deserto - Lyra do Amor - Guerreiros do Lavapés Bailes no Teatro Central, no Cinema Teatro Campos Elíseos e no Mercado dos Produtores, atual Espaço Z, inaugurado no ano anterior. Barulho ensurdecedor dos “Zé Pereiras” já vem fazendo os seus efeitos entusiasmados para os três dias de folia que céleres se aproximam. A sociedade carnavalesca internacional promete belos carros, a novidade deste ano e que a guarda de honra de um dos carros da internacional vem montado e bicicletas. Os cordões e os ranchos prometem também muita beleza. Avante rapaziada e sebo nas canelas. Toca pro pau! Baile no coreto da Praça com a Banda Eutepe Resendense, regida pelo Maestro Honorato Ferreira. 1916
Sociedades Carnavalescas - Sociedade Democrática Triumpho do Lavapés - Internacional de Campos Elíseos Cordões - Flor do Deserto - Lyra do Amor - Guerreiros do Lavapés - Mimosas Música mais cantada no carnaval: O meu boi morreu, do folclore Nordestino. Apresentou-se também a banda de música Euterpe de Resende, carnaval com grande participação de crianças e jovens.
Desabafo: Escrito numa tabuleta um dos elementos de certo bloco escreveu: Nesta época de avacalhamento. O carnaval e que é coisa séria. Política cheia de fingimento. Só quer comer. É tudo mais e léria. Viva a folia Toca a folgar Reina a alegria Vamos brincar. Alguns políticos não gostaram chamaram a polícia e tentaram impedir o desfile com a placa. O povo reagiu e a polícia deixou o bloco em paz. Jornal A Lyra 1916. 1917 - Sociedades Carnavalescas Sociedade Democrática Triumpho do Lavapés Internacional de Campos Elíseos - Cordões Flor do Deserto Lyra do Amor Grupo Reco-Reco De Campos Elíseos saiu um grupo de baianas e na última noite de carnaval um grupo de rapazes, representando a Embaixada da Paz, brincou pela cidade. Música cantada no carnaval: Pelo telefone, do compositor Donga, considerado o 1o samba gravado na história popular brasileira. 1918
- Sociedades Carnavalescas Sociedade Democrática Triumpho do Lavapés Internacional de Campos Elíseos - Cordões Lyra do Amor Guerreiros do Lavapés Os Endiabrados Ano de fundação do Cordão do Bola Preta no Rio de Janeiro. A Sociedade Democrática Triumpho do Lavapés além dos belos carros que apresentou no desfile, promoveu um baile à fantasia em Campos Elíseos. Este ano registra a fundação do Grupo Carnavalesco Folgazão da Atualidade, instalado em Campos Elíseos, próximo a ponte metálica. Diretor Lord Diademo, vice-diretor: Lord Tabajara. Tesoureiro: Damião Lobo (funcionário da Estrada de Ferro Central do Brasil). Música mais cantada no carnaval: A Baratinha. 1919 - Sociedades Carnavalescas Sociedade Democrática Triumpho do Lavapés Internacional de Campos Elíseos Apresentou-se a banda de música do Maestro Geraldão. Inauguração do Cinema Recreio no Mercado dos Produtores, com grande batalha de confetes. Carnaval sem participação dos blocos e dos cordões, mas com banda de música e batalhas de lança-perfumes, serpentinas e confetes. Música mais cantada no carnaval: Já te digo – José Barbosa da Silva (Sinhô). 1920 - Sociedades Carnavalescas Sociedade Democrática Triumpho do Lavapés Internacional de Campos Elíseos - Grupo Zuzuca Meu Bem Banda do Maestro Geraldão. Ano de Fundação da Banda de Música Centro Musical de Resende. Consolidam-se, no Rio de Janeiro, as marchinhas carnavalescas. Musica mais cantada no carnaval: Pé de Anjo – Sinhô.

Fonte: Fragmentos dos últimos 80 anos do carnaval em Resende. ROSA, Claudionor - Monografia

Foto: Acervo do Arquivo Histórico Municipal de Resende.

Um comentário:

  1. Tenho uma edição do jornal avante do ano de 1948 .E mais 11 edições do jornal mecurio do ano de 1955. Um jornal da Essograma de 1952 no qual o meu pai aparece Como aluno do curso basico de revendedor Esso. Meu pai faleceu ha dois ano e os encontrei em seus arquivos . Caso tenha algum interese entrar em contato pelo tel. 99540827 ou (marcioribeirofreitas@gmail.com)

    ResponderExcluir